segunda-feira, 23 de agosto de 2010

interessante e sério

RECADOS DO SEU FILHO

1. Não me estrague. Sei perfeitamente que não devo ter tudo que peço. Estou apenas testando você.

2. Não tenha medo de ser firme comigo. Prefiro assim, para me sentir mais seguro amanhã.

3. Não me deixe adquirir maus hábitos. Tenho que contar com você para eliminá-los, desde as primeiras vezes.

4. Não me faça sentir menor do que sou. Isto só fará com que me comporte como “grande” ridículo.

5. Não me corrija com aspereza diante dos outros. A repreensão será mais proveitosa se feita calmamente/em particular.

6. Não me faça sentir que minhas faltas são pecados. Isto subverte meu senso de valores.

7. Não me proteja das consequências. E bom que de vez em quando eu aprenda sofrendo na própria pele.

8. Não se sinta chocado quando eu digo: “Odeio você!” No fundo, não é você que odeio, é seu poder de me contrariar.

9. Não ligue muito para certas dorezinhas de que às vezes me queixo. Quase sempre não passam de um truque para conseguir a atenção que preciso.

10. Não seja ranheta comigo. Do contrário, para me proteger, serei obrigado a parecer surdo às suas reclamações.

11. Não se esqueça de que não sei ainda me exprimir tão bem quanto desejaria. Este é o motivo por que nem sempre sou muito exato em minhas explicações.

12. Não faça promessas irrefletidas. Lembre-se que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida.

13. Não tabele muito alto meu grau de honestidade. Isto facilmente me assusta, a ponto de me levar a dizer mentiras.

14. Não seja incoerente. Cria em mim uma confusão tal que me faz perder a fé em você.

15. Não me diga nunca que meus medos são bobagens. Para mim, eles são terrivelmente reais e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entendê-los.

16. Não se descarte quando faço perguntas. Se não eu paro de lhe perguntar as coisas e você vai descobrir que agora busco minhas respostas em outros lugares.

Programas de apresentação de Bêbes

Culto do BeBê

PDF

Imprimir

E-mail

(O culto do bebê é um culto em ação de graças pela vinda de um bebezinho ao lar. Não é culto ao bebê, mas sim "Culto do Bebê". Pode ser realizado tanto no lar como na igreja. O programa que ora apresentamos é apenas uma sugestão que poderá ser modificada de acordo com as necessidades de cada circunstância)

PROGRAMA


- Introdução (uma poesia)


Uma Verdade Antiga

(Helen Breneman)


Como já foi dito por muitos

A história é antiga

E nem é preciso

E repetido...

Mas não mudou: Nova interpretação -

Os nenéns dos céus nos vêm

A criancinha é arauto

O rostinho é uma graça celeste

Enternecer o coração endurecido.

Um pequenino que Deus enviou

Dada a cada geração.



- Apresentação do bebê e seus pais

- Oração de gratidão

- Hino

- Leitura Responsiva


Dirigente– "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu".

Todos – Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão".

Dirigente – "Oh! Senhor, da boca dos pequeninos e crianças de peito tiraste o perfeito louvor".

Todos – Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele".

Dirigente – Disse Jesus: "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis porque dos tais é o Reino de Deus".

Todos – "Por este menino orava eu; o Senhor me concedeu a petição que eu lhe fizera. Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi".


- Cânticos (programar a participação de crianças)


- Oração da Mãe


"Senhor, tu me deste um filhinho... quantas promessas, quantas esperanças, encerradas neste corpinho rosado e pequenino. Concede-me, Senhor, que mereça esta bênção, que me esforce por ser a mãe que tu queres que eu seja. Dá-me suavidade nas mãos para acariciá-lo, doçura na voz para falar-lhe, coração grande para compreendê-lo. Tu me deste um filhinho... que grande responsabilidade a minha, agora! Tenho um corpinho para cuidar. Concede-me sabedoria para que possa conservá-lo são e forte. Tenho também uma mente para cultivar. Que eu saiba escolher a palavra sábia que o oriente. Mas, acima de tudo, Senhor, tenho uma alma para zelar. Que, com a tua ajuda, eu possa fazer dele um cristão verdadeiro, em todos os sentidos. Que eu seja a companheira de meu filho, acompanhando-o e auxiliando-o em todos os momentos. Sobre tudo, Senhor, que eu seja o exemplo que ele possa imitar. Que seja a minha vida nobre e reta como mulher que teme a Deus. Tu me deste um filhinho... Ajuda-me a fazê-lo teu! Amém".


- Oração do Pai


"Senhor, deste-me uma missão especial, pondo em meu caminho uma criança para que eu a ajude a cresce. Senhor, que privilégio o meu: assistir-lhe os primeiros instantes de vida; ensinar-lhe as primeiras palavras; segurar suas mãozinhas para os primeiros passos; estimulá-la nas suas primeiras descobertas; responder suas curiosidades; juntar suas mãozinhas para as primeiras orações; fazê-la crescer em estatura; sabedoria e graça diante de Deus e dos homens. Senhor, que grande alegria estou sentindo! Mas que responsabilidade também! Inspira-me e mostra-me como agir. Que não a faça tropeçar nos caminhos da vida, mas que eu saiba amá-la em sua espontaneidade, compreendê-la nos seus problemas e anseios, orientá-la no Caminho Verdadeiro. Amém"


- Fala a Vovó (poesia)


Ser avó é voltar a ser criança

Ser avó é sentir felicidade

Ser mãe é dar o coração, eu creio,

É fazer tudo pelo neto amado

É conhecer um amor doce, profundo

Mas ser avó, que sonho abençoado!

É povoar a vida de esperança

É viver de carinho, de ansiedade

É viver de ilusão num doce enleio

É reviver todinho o seu passado

É resumir nos netos o seu mundo!

É amar no neto o filho idolatrado!


- Mensagem

(Em uma folha de cartolina colar ou desenhar a figura de um bebê – cabeça, corpinho vestindo um macacão, as mãozinhas, os pezinhos, e separadamente fazer um coraçãozinho – recortar as diferentes partes para trabalhar em um flanelógrafo. A medida que for colocando cada parte,

deverá ser feito um breve comentário, bem como a leitura de um texto bíblico que trate do assunto)


Introdução


Jesus também foi criança, e como tal crescia, ou seja, desenvolvia-se no físico, no intelecto e no espírito, diante de Deus e dos homens (Lucas 2.52). E, hoje, nossos filhos também precisam desenvolver-se nessas três áreas (Ler Provérbios 22.6).


Cabeça


Leitura Bíblica – Isaias 23.6; 1 Coríntios 2.16 – Para que nossos filhos sejam preparados para receber os ensinamentos bíblicos, é necessário que primeiramente os pais tomem esta iniciativa em relação a si mesmos, procurando ter suas mentes firmadas em Deus, para daí poderem levar seus filhos a terem esta experiência.

Ter a mente de Cristo é ter mente pura, cheia de pensamentos bons! É isso mesmo que desejamos para os nossos filhos?


Tronco


Leitura Bíblica – 1 Coríntios 6. 19-20 – A Bíblia deixa claro que o nosso corpo é a moradia, a habitação do Espírito Santo. Há necessidade, portanto, de cuidarmos do corpo d0o bebê para que cresça e se desenvolva sadio. Desde cedo, a criança deve ser ensinada a zelar pela sua saúde, alimentando-se bem e tendo hábitos sadios de higiene. O pequenino ser necessita que cuidemos do seu frágil corpinho.


Mãos


Leitura Bíblica – Eclesiastes 9.10 – Como mães é nossa responsabilidade ensinar a criança a usar as suas mãos para fazer o bem; a estar sempre disposta a ajudar; a colocar as suas mãos à disposição do próximo.


Pés


Leitura Bíblica – Salmos 26.12 – A criança ainda não sabe andar sozinha e por isso necessita da ajuda da mamãe para levá-la a vários lugares. A Bíblia nos alerta sobre isto: "Ensina a criança no caminho em que deve andar". Quais os lugares para onde desejamos ver nossos filhos sendo levados pelos seus próprios pés? Procuremos ensiná-los a andar no caminho certo, "porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína" (Salmos 1.6).


Coração (colar no peito do bebê)


Leitura Bíblica – Provérbios 4.23 – O coração representa a fonte de vida, de existência do ser humano. Também o coração é uma fonte de alegria, quando nele estão contidas as verdades de Jesus. Por isso, a mãe que ama seu filhinho e tem interesse por sua vida presente e futura, deverá ensiná-lo desde cedo a amar a Jesus.


- Entrega de uma Bíblia para o bebê e de um buquê de flores para a mamãe.

- Oração de Encerramento pelo Pastor da Igreja ou ancião ou diretor(a) J.A